Profissional de depilação

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Tutti Depil?

Av. Dr. Severino Tostes Meirelles, 2280 - Franca/SP

CERA DEPILATÓRIA: Um dos métodos mais utilizados na depilação



Seja por motivo de estética, higiene, bem estar ou praticidade, a depilação tornou-se parte da rotina de homens e mulheres em todo o mundo. Para suprir essa necessidade e facilitar a vida de quem quer se livrar dos pelos, foram criados vários métodos, tais como lâmina, cera, creme, aparelhos eletrônicos, laser, linha e pinça. Sendo que cada pessoa escolhe o método ideal conforme seu perfil e conveniência.

Dentre os métodos mais utilizados na depilação, está o realizado com cera depilatória, uma opção que conquista seus usuários por possibilitar a extração dos pelos desde a raiz, deixando a pele lisa por muito mais tempo.


8 BENEFÍCIOS DA DEPILAÇÃO COM CERA

- Arranca os pelos pela raiz, deixando a pele realmente mais lisa, quando comparada a lâmina ou creme;

- O pelo, sendo extraído pela raiz, demora mais tempo para crescer, fazendo com que você diminua a frequência da depilação;

- Diminui os riscos de cortes na pele, alergias e irritações, comuns de acontecer durante a depilação com lâmina e creme;

- Depilando frequentemente com cera, os pelos começam a ficar mais fracos e finos, tornando o processo de depilação cada vez mais fácil;

- Oferece menos risco de queimaduras e escurecimento da pele;

- Procedimento rápido e ágil, pois arranca muitos pelos de uma só vez;

- Por não se tratar de um método definitivo, a cera te possibilita variedades e brincar com a criatividade, como é o caso da depilação artística, que vem ganhado cada vez mais adeptos;

- Excelente custo-benefício, pois é um método acessível, com boa durabilidade e que proporciona excelentes resultados. Principalmente, quando comparado a depilação a laser, que ainda tem custo elevado e não é um método definitivo, já que o procedimento a laser elimina apenas até 80% dos pelos.


CLASSIFICAÇÃO DAS CERAS DEPILATÓRIAS

As ceras depilatórias são classificadas em quentes, mornas e frias.


CERA QUENTE

Considera-se como cera quente, toda aquela que requer mais aquecimento para atingir o ponto ideal para aplicação na pele. Geralmente, em formato de barra, essas ceras são derretidas em termocera ou banho-maria. Chamada normalmente de ceras quentes ou profissionais, também enquadra nesta categoria as Ceras Elásticas ou Ceras Espanholas.


CERA MORNA

As ceras mornas são aquelas que também requerem aquecimento, mas atingem o ponto de aplicação com temperaturas menos elevadas. Nestas se enquadram as ceras roll-on e de micro-ondas.



CERA FRIA

Independem de derretimento para seu uso, pois em geral, já estão em consistência quase adequada para aplicação. No entanto, apesar de fria, esta cera requer um leve aquecimento mecânico, que deve ocorrer manualmente. Para isso, recomendamos os seguintes passos:

- Aplica-se uma pequena quantidade de cera numa folha plástica para depilação;

-Sobrepõe outra folha plástica sobre esta cera, formando uma espécie de “sanduiche”;

- Posteriormente deve-se pressionar e espalhar a cera de maneira uniforme, deixando uma pequena margem (aproximadamente de 1 cm);

- Após isso, basta fazer um leve aquecimento da cera, colocando as folhas entre as mãos e friccionando por cerca de 30 segundos;

- Por fim, basta separar as folhas e iniciar o processo de depilação.

Nesta classificação, também se enquadra as Folhas Prontas para Depilação Corporal e Facial.


DEPILAÇÃO COM CERA X DOR

Um dos grandes questionamentos relacionados a depilação com cera é o fato de algumas pessoas a considerar um método doloroso. Sobre isso, chamamos atenção para alguns fatores:

- Quando você extrai um pelo com pinça, que sai pela raiz, certamente você sentirá o impacto da extração deste pelo. Essa sensação pode não ser de dor, mas um rápido e leve incomodo. Da mesma forma que ocorre com a pinça também é com o método de depilação com cera, no entanto como ela extrai diversos pelos pela raiz, simultaneamente, essa percepção do impacto é ampliada. Para saber se esta sensação será dolorosa ou não, dependerá da sensibilidade da pele de cada pessoa e do seu tipo de pelo, já que pelos mais grossos tendem a ser mais difíceis de arrancar.

- A depilação com cera é um procedimento rápido e qualquer sensação obtida, seja positiva ou negativa, se desfaz imediatamente após a extração dos pelos. Ou seja, ela pode proporcionar leve incomodo para algumas pessoas, mas nada que se mantenha após a depilação.

Diferentemente de outros métodos de beleza, que são muito bons, mas que a pessoa demora para se recuperar após seu uso. Como exemplo, podemos citar a limpeza de pele, onde a extração dos cravos é um processo que pode gerar uma sensação incomoda e o rosto ainda leva um certo tempo para diminuir a vermelhidão e se recuperar.

- Com base no que mencionamos anteriormente, recomendamos não buscar referências com outras pessoas, pois cada um reage de forma diferente aos estímulos externos. O mais importante é saber se o método escolhido oferece de fato os benefícios que você merece ter e experimentar, para tirar as suas próprias conclusões.

Vale ressaltar também que para diminuir os possíveis incômodos gerados pela depilação é fundamental fazer o procedimento com um profissional especializado, com produtos de qualidade e com ceras adequadas para a região que será depilada, respeitando também o tipo de pele e pelo.


CERA ANESTÉSICA EXISTE?

Justamente por existir questionamentos sobre a depilação com cera ser ou não um método doloroso, é muito comum surgir perguntas sobre as Ceras Anestésicas. Afinal de contas, será que elas existem?

Existem diversas ofertas de ceras anestésicas no mercado, mas para saber se elas realmente são eficazes é importante entender como funciona uma anestesia.

As anestesias agem numa área do sistema nervoso central, chamada como sistema articular motivador e pode nos manter acordados ou dormindo. Quando falamos de anestésico de superfície, ou seja, aqueles que são aplicados sobre a pele antes de algum procedimento médico ou odontológico, falamos de um produto que nos mantém acordados, mas que estabiliza a membrana neuronal, inibindo os fluxos iônicos necessários para o início e a condução dos impulsos, gerando assim uma ação anestésica local.

A grande questão a analisar é que, comprovadamente, os anestésicos de superfície levam de 1 a 3 minutos para agir. Sendo este um fato, as ceras anestésicas não funcionam, pois o tempo de aplicar a cera na pele, esperar a consistência adequada e retirar os pelos são menores do que o tempo de inicio de atuação do anestésico.

Sendo assim, para que houvesse uma anestesia eficaz durante o processo depilatório, este deveria ocorrer na etapa que antecede o uso da cera e não durante sua aplicação.


COMO TORNAR AINDA MELHOR O PROCESSO DE DEPILAÇÃO COM CERA

Como mencionamos acima, para evitar possíveis incômodos gerados pela depilação é fundamental fazer o procedimento com um profissional especializado, com produto de qualidade e adequado para cada região do corpo, escolher propriedades que respeitam cada tipo de pele/pelo e cuidar da pele antes e após a depilação.


DEPILE COM UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO

A depilação amadora com cera pode gerar consequências, por isso, é importante priorizar a realização com um profissional.

Os profissionais especializados em depilação utilizam técnicas adequadas que garantem o perfeito arranque dos pelos, sem prejudicar a pele. Para isso, antes de iniciar a depilação, o profissional costuma preencher a ficha de anamnese, que é uma entrevista realizada com o cliente a fim de obter mais informações e identificar possíveis problemas.

Biossegurança, cuidados com a temperatura da cera, posição correta para arranque dos pelos, cuidados pré e pós depilatórios são alguns dos os fatores fundamentais observados por estes profissionais e que fazem toda a diferença na depilação.

ESCOLHA PRODUTOS DE QUALIDADE E CERAS ADEQUADAS PARA CADA REGIÃO DO CORPO

Existem ceras para cada área do corpo. As ceras quentes, por exemplo, são indicadas para depilar o corpo todo, mas como proporcionam a dilatação dos poros e facilitam a extração dos pelos, são principalmente utilizadas nas áreas mais sensíveis, tais como virilha, axila e buço. Já o roll-on é bem recomendado para depilar as áreas retas do corpo, como pernas, braços, peitos e costas, espalhando a cera em camadas finas e uniforme, o que facilita a aplicação na medida exata.

A qualidade da cera também faz toda a diferença. Ceras depilatórias que quebram na hora de puxar ou que precisam de muito aquecimento para derreter podem causar danos para a pele tais como feridas, queimaduras e escurecimento. Neste caso, a cera elástica e de baixa fusão tem ganhado um grande destaque entre as ceras quentes, pois não quebra, atinge o ponto ideal para depilação com uma temperatura menor, derrete mais rápido, fica mais próxima da temperatura corporal, diminuindo assim riscos de queimaduras, garante maior aderência aos pelos e menos desperdício.


PROPRIEDADES QUE RESPEITAM CADA TIPO DE PELE E PELO

Você certamente já deve ter ouvido falar em cera de mel, algas, chocolate, azuleno e muito mais. Saiba que estas propriedades fazem parte da formulação das ceras justamente para proporcionar um benefício diferenciado para cada tipo de pele e pelo durante a depilação. A cera de algas e camomila, por exemplo, é indicada para pelos normais e finos em peles sensíveis, que precisam de uma depilação mais suave, refrescante e com tendência a vermelhidão. Já a cera chocolate é reconhecida pela cremosidade, sendo bastante indicada para peles mais secas.


CUIDAR DA PELE ANTES E APÓS A DEPILAÇÃO

Por fim, é importante ressaltar que a depilação não acontece apenas pela aplicação da cera na pele, fazer a assepsia de maneira adequada, esfoliar a pele semanalmente, remover a cera com produtos que não agridem a pele, usar hidratantes pós-depilação e passar protetor solar, são alguns dos cuidados que são fundamentais e necessários para garantir uma depilação perfeita e assim promover o resultado esperado.


Se você quer conhecer uma cera quente Elástica e de Baixa Fusão que vem conquistando os profissionais de depilação, clique aqui ou entre em contato com a Tutti Depil (11) 2481-6196 ou por e-mail comercial@quinova.com.br.